Os 18 segredos das pessoas produtivas

 

As pessoas produtivas dormem 8 horas por dia

Dormir é relaxante e ainda faz bem para a saúde. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade.

Fazem exercícios antes de começar o dia

Correr faz bem ao cérebro, ao corpo e às emoções, é um caminho para a autoconsciência e confiança. Uma pesquisa realizada no campo da neurociência mostra os efeitos do exercício aeróbico na clareza cognitiva e bem-estar emocional. “Se você está se exercitando – cerca de 30 a 40 minutos – novas células cerebrais estão nascendo” (Karen Postal). Exercício agudo pode beneficiar a memória de trabalho.

Não perdem tempo para tomar decisões banais

As técnicas para a solução de problemas são uma combinação de lógica e de bom senso. Mesmo não sendo precisas, podem apresentar soluções satisfatórias.

Alimentam-se adequadamente

Cuide de sua saúde, alimente-se bem. Má alimentação, falta de exercício, genética, e estresse contribuem para a gestação de problemas. Alimentar-se adequadamente contribui para ter uma saúde melhor além de um desempenho, no mínimo, satisfatório no trabalho.

Dedicam ao lazer o mesmo tempo e importância que dão ao trabalho

Reconhecem a importância do lazer para a saúde e bem estar. Pode ser um momento para construir boas relações, de adquirir conhecimento, fazer alguma coisa diferente.

Desativam possíveis distrações (Facebook, Watts App, etc)

Sobre distrações, Zig Ziglar uma vez disse que “A falta de direção, e não a falta de tempo, é o problema. Todos nós temos vinte e quatro horas por dia“. Mais do que tudo, o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir tarefas dentro do prazo estipulado e lidar com momentos estressantes com mais facilidade.

No trabalho usam o telefone para trabalhar

A facilidade de ter na palma das mãos o acesso a toda sua lista de amigos, às redes sociais e a uma enorme quantidade de aplicativos pode ser tentadora. As pessoas produtivas reconhecem este problema e o enfrentam.

Fazem pausas para renovar as energias quando estão cansadas

“Dar um tempo” quando se está muito agitado ou disperso pode ajudá-lo a retomar o foco. Faça uma caminhada, leia um livro, converse com um colega de trabalho. Qualquer uma dessas atividades cotidianas pode te ajudar a limpar a mente e aumentar a sua produtividade.

Não desperdiçam tempo na hora do almoço

Tem plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada. Fazem suas refeições em tempo hábil.

Criam metas e estabelecem prazos

Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, estipulam prazos. A intenção é facilitar ao máximo a criação de atividades e avaliações.

Delegam funções e atividades

O líder que delega tarefas é um gestor inteligente. As corporações enxergaram que uma das maiores habilidades dos profissionais de liderança é saber distribuir tarefas entre os subordinados em prol da equipe e da corporação. Ser líder não significa afirmar que saberá fazer todas as atividades melhor que os membros do grupo. Delegar traz confiança para a equipe, responsabilidade, conhecimento e evolução para os subordinados.

Só convocam reuniões quando necessário

Conduzir uma reunião é uma tarefa de muita responsabilidade, para não se tornar um desperdício de tempo, não atrasar a rotina de trabalho da equipe e se tornar algo chato e de pouca ou nenhuma eficiência. Com os dias cada vez mais corridos e o tempo cada vez mais escasso, as reuniões precisam ser rápidas, produtivas e acima de tudo necessárias, caso contrário, haverá somente perda de tempo e de foco.

Focam no trabalho que estão executando

A distração é o inimigo número um quando se trata de manter o foco. Limite o número de abas abertas em seu navegador, coloque o celular em modo avião, use fone de ouvido.

Antes de começar um projeto, definem a chegada antes da partida

Este é um dos aspectos mais importantes ao começar um projeto. Você precisa saber quem são os envolvidos e seus papéis e responsabilidades. Você não quer chegar à metade do projeto apenas para descobrir que seu cliente realmente queria resultados diferentes ou adicionais que não foram planejados.

Quando estão em dúvida, vão em frente, tomam uma decisão, preferem o feito ao perfeito

Quais elementos determinam nossa tomada de decisão? As diferenças entre o sucesso e o fracasso, os erros e os acertos, estão nas diferenças quanto à forma de pensar (razão), de sentir (emoção) e de querer (vontade) de seus líderes. Procrastinar não é uma opção.

Sabem ignorar o que não é urgente nem importante

O planejamento deve restringir-se ao que é importante e exige foco. Pessoas produtivas não perdem tempo.

Sabem que marcar um café ou um almoço com um cliente pode dar mais e melhores resultados que um encontro no escritório

Esse tipo de ação diferenciada cria uma relação bem próxima entre a empresa e seu cliente. Não é preciso investir alto, mas entender como seu cliente gostaria de ser tratado e como isso pode ajudá-lo a realizar o seu negócio.

Fazem uma lista diária de tarefas, focam nas mais urgentes e importantes, sem se preocupar em fazer tudo nem realizam mais de uma tarefa por vez

Multitarefas fazem seu cérebro impulsionar dopamina, o que o torna mais propenso a cometer erros e alternar tarefas mais rapidamente.

Aprendi, nos mínimos detalhes, todos estes conceitos, no curso Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas.

 

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