6 Exemplos da página de destino

Há poucos meses lancei o E-Book “Guia Para Construir Landing Pages Profissionais” e, com satisfação, percebi um interesse maior que o esperado. Este é um assunto inesgotável.

As Landing Pages, Páginas de Destino, se você preferir, estão em constante evolução. E, nestes poucos meses, percebi alterações sutis e inteligentes em algumas páginas de destino de grandes empresas.

Vamos analisar algumas, observando com mais atenção as partes que possam nos trazer benefícios no momento de criar nossas páginas.

 

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Amazon

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No topo da página, à direita, você pode ver uma área de recursos que inclui uma alternância: a primeira chamada contém o elemento mais relevante, destacado, com uma oferta irresistível: “Quer ler de Graça?”.

Há mais duas chamadas para a ação logo abaixo, dando sequência à headline. E, embaixo, à esquerda, novamente, e com maior destaque, nova chamada para a ação.

A Amazon fez um ótimo trabalho, limitando o uso de texto para explicar seus produtos. Em vez disso, optou por usar ícones e imagens. Um site não precisa ter muito texto.

Porém…

A fonte principal, nas CTAs, são muito pequenas. Ao construir uma página, é sempre importante considerar o uso de um tamanho de letra grande o suficiente para atender a todos os tipos de visão. Alguns clientes podem achar difícil de ler, e isto pode levá-los a deixar sua página.

Outro detalhe: as imagens! As imagens são ótimas para limitar palavras em uma página, porém não devemos ignorar a tênue linha entre o benefício e a distração. Usar imagens muito pequenas ou imagens demais pode ter efeito contrário ao desejado. Melhor testar isso nas suas páginas por algum tempo.

 

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Disqus

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A Disqus concentrou-se num design mínimo e claro; optou por poucas cores, dois ícones, dois botões (CTAs) e uso limitado de texto, mantendo a simplicidade aliada a objetividade. Repare no claro apelo à ação , solicitando aos visitantes uma ação de duas possíveis (Iniciar ou Leia Mais).

Porém…

Ter mais de um botão de chamada para ação (CTA) poderá reduzir, e muito, o número de ações realizadas por um cliente devido a confusão e falta de segmentação. É desejável ter apenas uma chamada para ação. Sua página deve ser focada em um trabalho. Mais do que isso pode limitar muito o potencial da sua página.

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Observe a barra de menus: ter uma barra de menus pode levar seu cliente para outra página ou para fora de seu site… Você quer isto? Ter um menu na sua página de destino pode, potencialmente, limitar as conversões. Vale repetir: uma página de destino deve ser focada, apenas, num único objetivo: levar seu cliente, ou lead, a executar a ação desejada.

 

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Evernote

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A Evernote se concentrou na comunicação e na captura de leads, incluindo um título bem feito e um formulário de e-mail para capturar o nome e endereço de e-mail de seus visitantes.

À primeira vista, olhando para o site, a Evernote deixou bem claro o seu trabalho e o fez com o menor texto possível. Base branca, texto preto e botões CTA discretos porém destacados.

Dica: escreva uma mensagem de título destacada, com letras grandes, de preferência em negrito, deixando clara qual é a sua oferta.

 

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Google Docs

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O Google usa uma imagem de fundo desfocada, uma imagem relacionada em primeiro plano, pouco texto e com um claro apelo à ação. Também é muito interessante ressaltar que eles incluíram uma manchete animada ao vivo na página, o que ajuda a capturar a atenção do visitante.

Chamo a atenção para o menu superior, branco, simples e objetido. Não desvia a atenção e cumpre seu objetivo sob medida. A fonte do menu tem bom tamanho ao lado de ícones relacionados.

Obs.: Manchetes animadas podem ajudar a manter seus potenciais clientes ou leads mais tempo na página.

 

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Infusionsoft

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A Infusionsoft, versão americana, opta por um design simples com uma manchete, também simples, reduzida, e chamada para ação. Quando você projetar seus títulos para suas páginas, concentre-se em simplificar usando manchetes com textos curtos, porém explicativos. Aqui, a Infusionsoft realiza a descrição de seu serviço com apenas 11 palavras.

Observe, porém, que o título, da perspectiva de um visitante, não deixa claro o objetivo. O que o “crescimento” significa exatamente? Como isso pode beneficiar o cliente?

Usar de clareza sobre os benefícios e inclui-los na manchete poderá reter um maior número de visitantes e encorajá-los a realizar as ações desejadas. Experimente um título com uma manchete direcionada aos benefícios usando, mais ou menos, 150 caracteres.

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Isto pode ser visto na versão brasileira da Infusionsoft. Aqui, na verdade, encontramos um número muito superior a 150 palavras. Isto pode dar certo? Provavelmente sim, porém é necessário fazer testes

 

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Skype

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Para sua página de destino, eles optaram por uma imagem de fundo para enfatizar a comunidade e a interação. Eles também usam um texto mínimo, incluindo um título simples e um botão de chamada para ação na parte superior da página.

Olhando a página, nota-se excesso de elementos e imagens, o que dificulta o foco. O Skype, no entanto, usa uma grande manchete que faz sentido. Talvez a remoção e/ou redução de algumas imagens, mantendo somente as que são necessárias, poderia obter melhores resultados.

 

Pontos a considerar

  1. Minimize todos os elementos que distraem as pessoas da ação primária.
  2. Se você precisar incluir links no rodapé na sua página de destino, reduza-os ao mínimo.
  3. Se você usa imagens de fundo, mantenha-as simples como paisagens que contam uma história.
  4. Faça com que o seu botão CTA se destaque com uma cor chamativa.
  5. Aumente o espaçamento da altura da linha em torno de seus títulos, tornando-os mais fáceis de ler.
  6. Use imagens de pessoas relacionadas ao tema para se conectar com seu visitante.
  7. Use combinações de cores que combinem com seu site.
  8. Faça testes com a colocação da imagem em sua página em torno dos botões e formulários do CTA.
  9. Use e abuse de espaços em branco na sua página tornando a leitura mais fácil e agradável.
  10. Escreva uma mensagem de título em negrito, com letras grandes, deixando clara qual é a sua oferta.

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