Como vencer a Procrastinação

Em algum momento da sua vida você se propôs fazer alguma coisa e, na hora, deixou para depois? Acredite, você não está só! Muita gente boa já fez isso.

procrastinar-01

Como vencer a procrastinação 01

 

Mas porque fazemos isso?

São muitas as razões, mas quatro, segundo os especialistas, são responsáveis por mais de 90% do nosso desperdício de tempo (e vida).

procrastinacao2

Medo

O medo, conhecido ou não, é o maior vilão.

  1. O medo do desconhecido, e o mais difícil de identificar, é o principal causador de inércia.
  2. O medo de perder o que já tem é o segundo da lista. Pode ser o emprego, imóvel, dinheiro, etc. Muitos temem sair da sua zona de conforto e enfrentar o desconhecido.
  3. O medo de errar (e suas consequências) é tão paralisante quanto.
  4. A complexidade do desconhecido é outro item a ser levado em conta.
  5. Muitos temem parecerem tolos se não der certo.
  6. E há, ainda, o temor de não suportar uma possível sobrecarga (de trabalho, de informações, de opções).

Estas são apenas algumas das possibilidades para vencer a procrastinação, dentre muitas.

medo-02

Como vencer a procrastinação 02

 

Como se livrar do medo? Primeiro identifique qual é seu medo. Se for do desconhecido, mude sua mentalidade. Em algum momento no seu passado arraigou-se a impressão que o desconhecido é ruim. Pode ser bom. Contraponha pensamentos negativos com pensamentos positivos.

Se seu medo (este é muito comum) for ter algo a perder, foque no seu trabalho. Cancele todas as informações que não tenham relação com sua atividade e persista até não sentir mais nenhum medo. Isso pode ajudá-lo a vencer a procrastinação.

Se você está perdido entre muitas opções, selecione até três tarefas (no máximo) e priorize, começando pela mais fácil. Depois de um tempo sentir-se-á confortável na sua execução.

Se é a complexidade do desafio que o assusta, divida-o em metas, tão pequenas quanto seja possível. Realize uma de cada vez. Verá que não é assim tão assustador.

Medo de errar, de que pensem que você é tolo por tentar algo grande? Ignore tudo que não for bom para você. Concentre-se no seu objetivo. A opinião dos outros só terá a importância que você der. Dê importância à sua opinião.

Evite sobrecarga. Deixe tudo de lado e faça primeiro o que é mais importante. Selecione criteriosamente o que realmente importa.

Falhar? Quem nunca falhou? Tenha em mente que todos aqueles que conseguiram realizar grandes feitos, também falharam. Aprenda com os erros. O que importa é  vencer a procrastinação.

Falta de motivação

Essa é terrível… Mais que perder dinheiro, ela causa prejuízos em todas as áreas da vida. Pode, inclusive, levar à perda de saúde.

motivacao-falta-01

Como vencer a procrastinação 03

 

Como podemos resolver a falta de motivação?

1 – Pegue uma tarefa importante. Tente realizá-la dentro de um tempo proporcional ao tamanho e à dificuldade da tarefa.

2 – Não conseguiu? Pergunte-se se você realmente quer fazer isto. Tente outra.

3 – Procure realizar algo que você possa fazer e, principalmente, que te traga motivação. Como? Pense nos benefícios que a realização trará para você. Imagine-se alcançando o objetivo.

Gratificação instantânea

Um dos maiores vilões da nossa vida. Muitos fracassos tem nela sua origem.

Quantas vezes seu pensamento saiu de uma tarefa importante e “foi” para outra coisa? Por exemplo: você senta na frente do computador para fazer um relatório, mas… Dá uma passadinha “rápida” no Facebook… Está saindo para fazer exercícios mas vê uma informação na TV e senta no sofá (é só essa)…

tv-gratificacao

Como vencer a procrastinação 04

Como resolver? Ter consciência do problema é o começo da solução (vencer a procrastinação). Você não pode resolver o que desconhece, por isso, primeiro, identifique o problema. Se julgar necessário, anote, faça uma lista dos benefícios que poderá obter realizando a tarefa que se propôs. Pense, imagine, como será seu futuro se não fizer nada. Tente visualizar, tão nitidamente quanto seja possível, os prejuízos que terá ao abandonar sua tarefa.

Inércia

Esta é quase uma consequência das três anteriores. Chega, mesmo, a se tornar habitual. Pode uma pessoa passar anos nesta situação e sequer percebê-la.

inercia-02

Como vencer a procrastinação 05

Como sair da inércia? Conscientize-se que, no sofá, jamais realizará seus sonhos. Você precisa começar a agir e o momento é agora. Pense apenas nos benefícios que terá realizando seus sonhos.

Ver também 3 Maneiras de procrastinar e como resolver.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios