Como se tornar mais produtivo

Como se tornar mais produtivo vai ajudar você a analisar seu tempo x suas tarefas e obter o melhor resultado para seu dia de trabalho.

 

Planeje seu dia na noite anterior: antes de ir para o quarto, dedique (mais ou menos) 30 minutos para organizar suas tarefas para o dia seguinte. Anote todas as coisas que precisa fazer.

 

Realize as tarefas mais difíceis de manhã. É quando estamos descansados e mais dispostos.

 

Realize uma tarefa de cada vez. As tarefas mais importantes e que exigem mais atenção devem ser realizadas primeiro. Foque na tarefa que está realizando até que esteja concluída.

 

Resista a tentação de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Multitarefas não é bom! Exceto quando está realizando um trabalho físico, por exemplo, limpando e/ou arrumando, é possível ouvir um áudio.

 

Tarefas simples, pequenas e que podem ser realizadas em pouco tempo (menos de 5 minutos) não necessitam ser agendadas. O planejamento deve restringir-se ao que é importante e exige foco.

 

Tenha Listas

 

Tenha sua lista sempre à mão. Isto irá ajudá-lo(a) a se tornar mais produtivo e evitar a procrastinação. De manhã, antes de começar, revise a lista.

 

No transcorrer do dia novas tarefas vão surgindo. Não misture! Crie uma lista secundária. Estas tarefas devem ser feitas depois, se sobrar tempo, ou no dia seguinte, após serem agendadas na lista principal.

 

Ferramentas

 

Existem muitos sistemas, ferramentas e aplicativos para agendamento de tarefas. Escolha aquele com o qual você se identifica. Não existe o sistema perfeito, adequado a todas as tarefas. O que ajudar você a se tornar mais produtivo é o “seu sistema”.

 

Seja eficaz! Ser eficaz significa realizar as tarefas importantes em tempo hábil e com qualidade. Primeiro tente ser eficaz e depois eficiente.

 

Use todas as ferramentas de produtividade ao seu alcance. Para marcar compromissos, anotar ideias, criar mapas mentais, vídeos e áudios. Existe uma infinidade de ferramentas que podem auxiliar você a se tornar mais produtivo.

 

Prioridades

 

Defina suas prioridades! Quando procrastinamos nossas tarefas é porque ou nos desagradam ou não vemos sentido na sua realização. Determine o que quer para você, seu futuro, e deixe claro, em sua mente, porque “tem de fazer”.

 

Determine que horário é melhor para você e comece um pouco mais cedo. Não importa a hora, o que importa é o seu relógio biológico.

 

Administre sua Energia

 

Aprenda a meditar. A meditação limpa a mente e acalma. Ela te ajudará a se tornar mais (e melhor) consciente sobre seu trabalho e porque tem de fazê-lo. Vai lembrar-se mais facilmente de suas prioridades e, como consequência, ajudá-lo a se tornar mais produtivo.

 

Qual é seu momento de maior energia? Todos nós temos um momento que atingimos o pico de energia. Alguns de manhã, outros à tarde e até à noite. Descubra qual é o seu melhor momento e use isto a seu favor.

 

Organização

 

Organização é essencial! Torne-se (se ainda não é) uma pessoa organizada. Para você se tornar mais produtivo é indispensável que sua vida esteja organizada. Lembre-se: organização e produtividade são irmãs gêmeas.

 

Você não tem que fazer tudo sozinho. Se o volume de tarefas for muito grande isso será impossível. Aprenda a delegar. Escolha aquelas que outras pessoas possam realizar e distribua. Isso irá contribuir, e muito, para você se tornar mais produtivo.

 

Tempo

 

nao200

Aprenda a dizer não. Tenha o cuidado de evitar dizer sim quando quer dizer não. Se ajudar a todos que te solicitam não terá tempo para você.

 

tv-e-redes-sociais-04-200

Cuide bem do seu tempo. É um bem precioso que, uma vez desperdiçado, não pode ser recuperado. TV, Facebook, Twitter, WhattsApp, são distrações que acabam com seu tempo e, consequentemente, com sua produtividade. Use as redes sociais com sabedoria.

 

Suas Habilidades

 

habilidades200

Preste atenção especial às suas habilidades. Existem coisas que você faz melhor do que outras. Invista nessas especialidades, torne-se um expert. A especialização em uma área irá torná-lo referência nesse nicho.

 

como-fazer200

Feito é melhor que perfeito! Pessoas produtivas não perdem tempo pensando “como fazer”… Elas fazem! No decorrer do processo você encontrará soluções que lhe ajudarão na concretização de seu trabalho.

 

dormir-bem-01-200

Atenção! Cuidado! Dormir bem é essencial! Dormir bem não é dormir 8 horas, tampouco dormir a noite. É a qualidade do sono que importa. O horário é aquele que é melhor para você. O que realmente importa é acordar bem.

 

experts-em-marketing200

Aprenda com os melhores! Não tente reinventar a roda. Observe, siga, estude os experts que atuam na sua área e aprenda com eles. Faça o que eles fazem e você, um dia, será um deles.

 

habito-produtivo200

Crie hábitos produtivos! Com o tempo você se tornará naturalmente produtivo. Existem muitas ferramentas para auxiliá-lo em sua produtividade, mas se você não cultivar hábitos produtivos de pouco lhe servirão.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios